História

População Nativa:

Os dados históricos, as escavações arqueológicas e a toponímia do país indiacam que Cuba era povoada por várias etnias e culturas, principalmente pelos índios siboneyes que pertenciam atribos de agricultores e oleiros. Com a conquista e a colonização deu-se o seu externímio, mas os seus traços físicos ainda hoje se manifestam em alguns membros.                                                                                                         Cuba foi descoberta junto com a América a dia 27 de Outubro de 1492 pelo navegador Cristovão Colombo.

Colonização e independência:

O domínio espanhol sobre Cuba teve inicio em 1512 e durou quatro séculos.

O abuso e a exploração dos colonizadores, as primeiras lutas a favor da independencia e da abulição da escravatura levaram ao aparecimento do primeiro partido revolucionário cubano, criado pelo poeta e escritor José Martí, mais conhecido como o "Pai da Patria". José Martí morreu em 1895 e a independência do dominio espanhol só viria a ocorrer no final de 1898.

No dia 10 de Dezembro de 1898 a Espanha, após ter sido derrotada pela invasão americana a Cuba, assinou com os Estados Unidos o "Tratado de Paris" que pôs fim à dominação espanhola nesta ilha.

Era o fim da dominação espanhola mas o inicio da dominação norte-americana. No dia 1º de Janeiro de 1899, os Estados Unidos estabeleceram um governo militar na ilha.                                                                                                 

Durante quatro anos os Estados Unidos sustentaram a ocupação da ilha através de um governo militar.                                                                                             

No dia 20 de Maio de 1902 foi proclamada a República em Cuba, mas o governo norte-americano, em 1901, tinha convencido a Assembleia Constituinte cubana a incorporar um apêndice à Constituição da República, a "Emenda Platt", pela qual se concedia aos Estados Unidos o direito de intervir nos assuntos internos da nova república.

Cuba então foi transformada numa colónia americana. Na decada de 50 Cuba como tantas outras colónias norte-americanas, era uma região de lazer para os ricos.

Um grupo de jovens idealistas liderados por Fidel Castro, começou nos meados da década de 50, a empreender uma luta pela libertação, Fidel foi preso e exilado no México mas não desistiu. Retomou à ilha, com o apoio de Ernesto Che Guevara e outros combatentes e iniciaram em Dezembro de 1956 uma guerra revolucionária contra o presidente apoiado pelos Estados Unidos.

No dia 1 de Janeiro de 1959 o Exército Rebelde dirigido pelo seu Comandante e chefe, Fidel Castro, derrota as forças do ditador Fulgêncio Baptista. A partir desse momento Cuba obtêm sua total e definitiva independência  relativamente aos EUA.

O novo regime causou a oposição dos Estados Unidos e de outros paises americanos, que excluíram Cuba da Organização dos Estados Americanos e tentaram bloquear a economia. Essa situação se estendeu até julho de 1975 quando, de acordo com o novo acordo, os paises americanos tinham liberdade de retomar suas relações com Cuba.

Em 1976, uma nova Constituição foi promulgada, entre outras medidas, as posições de presidente da Republica e primeiro ministro for eliminadas e substituídas pela de Presidente do Conselho de Estado. Foi Fidel Castro que, portanto assumiu a sede do estado e do partido comunista.

Fidel castro manteve-se no poder desde 1959 até 1 de Agosto de 2006, data em que se retirou do governo por motivos de saúde. Seu irmão Raul Castro assumiu as suas funções.

A República Socialista de Cuba é único país socialista do Ocidente, e um dos poucos países do mundo, como a República Popular da China, República Popular Democrática da Coreia e a República Socialista do Vietnã.

Cuba Panorama de L'Habana.jpg

Fig. Havana, capital de Cuba.

 

Algumas das figuras que marcaram a história:

Jose Martí:

José Julián Martí Pérez ( 28 de janeiro de 1853/ 19 de maio de 1895) foi um político, pensador, jornalista, filósofo, poeta e maçon cubano (iniciado em 1871 no Grande Oriente Lusitano), criador do Partido Revolucionário Cubano (PRC), organizador da Guerra de 1895 ou Guerra necessária. As suas ideias  transcenderam as fronteiras de Cuba e adquiram um caráter universal. É conhecido no  seu país natal  como «El apóstol».

Filho de pai espanhol e mãe natural das Ilhas Canárias, José Martí foi o grande mártir da Independência de Cuba em relação à Espanha. Além de poeta e pensador, desde sua mocidade demonstrou sua inquietude cívica e a  sua simpatia pelas idéias revolucionárias que brotavam entre os cubanos.

Influenciado pelas idéias de independência de Rafael Maria de Mendive, seu mestre na escola secundária de Havana, inicia sua participação política escrevendo e distribuindo jornais com conteúdo separatista no início da Guerra dos Dez Anos. Com a prisão e deportação de seu mestre Mendive, cristaliza-se a atitude de rebeldia que Martí nutria contra a dominação espanhola.

Em 1869, com apenas dezesseis anos, publica uma folha impressa separatista, “El Diablo Cojuelo”é o primeiro e o  único número da revista “La Patria Libre”. No mesmo ano surge um manuscrito intitulado “El Siboney”, pouco tempo depois é preso e processado pelo governo espanhol por ter na sua  posse  papéis considerados revolucionários. É condenado a seis anos de trabalhos forçados mas passa só 6 meses na prisão até que, em 1871, com a saúde debilitada a sua família consegue um indulto e obtém a permuta da pena original pela deportação à Espanha. Em Espanha Martí publica, naquele mesmo ano, um  trabalho de  grande importância: “El Presidio Político en Cuba”, no qual expõe as crueldades e os horrores vividos no período em que esteve na prisão em Cuba. Nesta obra já se encontravam presentes o idealismo e o estilo vigoroso que tornariam Martí conhecido nos círculos intelectuais da sua época. Mais tarde dedica-se ao estudo do Direito, obtendo o doutorado em Leis, Filosofia e Letras da Universidade de Saragoça em 1874.

A  19 de maio de 1895, no comando de um pequeno contingente de patriotas cubanos, após um encontro inesperado com tropas espanholas nas proximidades do vilarejo de Dos Rios, José Martí é atingido e acaba por falecer. O  seu corpo foi mutilado pelos soldados espanhóis e exibido à população. Foi  sepultado na cidade de Santiago de Cuba, em 27 de maio do mesmo ano.

Carlos Manuel Céspedes

Os grupos envolvidos na independência cubana eram os proprietários rurais, como principal deles era Carlos Manuel de Céspedes.

Fidel Castro:

Fidel Alejandro Castro Ruz (Birán, Holguín, 13 de Agosto de 1926) é o primeiro-secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba e presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros (presidente da República) de Cuba, a qual governa desde 1959 como chefe de governo e de 1976 como chefe de estado.

Em 19 de fevereiro de 2008, Castro anunciou no jornal do partido comunista Granma que não se recandidataria ao cargo de presidente de Cuba, cinco dias antes do seu mandato terminar.

Para os  seus defensores, Castro representou o herói de uma revolução social e a garantia da repartição eqüitativa da riqueza no país, devido a sua política socialista. Para os seus adversários, internos e externos, Castro foi um líder de regime ditatorial baseado numa política de partido único.  Fidel foi, sem dúvida, um líder bastante contestado e também admirado internacionalmente, principalmente pela sua ideológica e forte resistência às influências comerciais e sociológicas dos Estados Unidos da América.

Che Guevara:

Ernesto Guevara de la Serna, mais conhecido por Che Guevara ou El Che (Rosário, Argentina, 14 de Junho de 1928 — La Higuera, Bolívia, 9 de Outubro de 1967) foi um dos mais famosos revolucionários comunistas da história e companheiro de revolução de Fidel Castro. Foi considerado pela revista norte-americana Time Magazine umas das cem personalidades mais importantes do século XX.

Raúl Castro:

Raúl Modesto Castro Ruz, (Birán, Holguín, 3 de Junho de 1931), irmão de Fidel Castro e também  ele um político cubano.  Em 31 de Julho de 2006, Raúl Castro assumiu o cargo de presidente do Conselho de Estado durante a transferência temporária de poder em virtude da enfermidade do seu irmão Fidel Castro. Actualmente é presidente do Conselho de Estado de Cuba desde 28 de Fevereiro de 2008 e ocupa os seguintes cargos: presidente, vice-presidente do Conselho de Ministros, primeiro vice-presidente do Conselho de Estado de Cuba, vice-secretário do Politburo e do Comitê Central do Partico Comunista de Cuba (PCC) Supremo General das Forças Armadas (Exército, Marinha e Força Aérea), e actual primeiro na Chefia de Comando.

 

links:

http://forum.g-sat.net/archive/index.php/t-81416.html, captado em 20 de Maio de 2008.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cuba#Hist.C3.B3ria, captado  em 28 de Maio de 2008.                        

 http://www.sprachcaffe-cuba.com/portugues/hist.html, captado em 04 de Outubro de 2008.

Respostas

  1. vale a pena ler sobre eesses mitos da politica latina americana che fidel marti e outros que lutaram para uma vida sem barreiras no cotidiano do povo sofrido da america do sul


Deixe um comentário