Ensino não superior

Educação pré-escolar:

Com o  triunfo da Revolução é dada maior atenção à educação das crianças dos 0 a 5 anos.  Foram criados os círculos infantis em 1961 (instituições formais), com o objectivo de possibilitar à mulher a sua incorporação no mercado de  trabalho, assegurando a educação dos seus filhos. Nestes circulos  as crianças são recebidas  desde os  45 dias de vida  até aos 5 anos, o trabalho realizado nesta fase   dirige-se principalmente aos cuidados de saúde e à  nutrição das crianças. Existe tambem a preocupação de  aumentar o número destas instituições e de  preparar os funcionários que trabalham nestes centros.
Nos anos 70  ocorreram grandes transformações, foi criado o Instituto "de La Infancia" em 1971, que possibilitou  que todas as instituições infantis que  surgiram com a Revolução tais como: (círculos infantis, jardins e casas) seguissem o mesmo caminho e  movem-se  um único objectivo.

Na organização da educação infantil o trabalho é feito atraves de circulos infantis, como já referi, e de programas não formais, envolvendo a familia e a comunidade. É de referir o projecto “educa a tu hijo”. A realidade demonstra que este projecto permite às crianças as mesmas oportunidades das que frequentam os circulos. O projecto envolve adultos responsáveis e que recebem orientação profissiona, lsão geralmente familiares que nao trabalham, voluntários, (como por exemplo mãe ou avó). O objectivo pretendido é que se desenvolvam actividades que contribuam para o desenvolvimento da criança.                                                                                                                  Os adultos envolvidos no projecto reunem-se semanalmente para falar sobre dificuldades e discutir resultados obtidos, os pais acompanham este projecto. Existe uma promotora/ pedagoga que junto com uma metodóloga avalia o desempenho do trabalho com as executoras.

Surgem as Escolas Formadoras de Educadores para formação  contínua do pessoal docente e a titulação do pessoal em exercício, é criada  a Comissão de Educação de Pais e iniciam-se as primeiras investigações sobre estas idades.
Nos anos 80 continua  o  desenvolvimento da educação pré escolar: é implantado o primeiro programa de ensino presente em 1981, a educação pré -escolar é integrada no programa do Ministério da Educação como parte do sistema. Atinge-se um patamar no qual todos os professores que trabalham nos "Circulos" têm um nível médio concluido,  é ainda  criada a licenciatura em educação infantil para  maior qualificação e para a  integração dos educadores com nível médio em  exercício.
Nos anos de 1990 e nos  seguintes continua o aperfeiçoamento da educação pre- escolar através de vias Institucionais ou com o apoio  das mesmas  A criação de programas não formais tais como o programa  "Educa a tu hijo" (dirigido aos pais cujos os filhos não frequentam os  circulos) começa a estender-se de forma progressiva.

A integração e desenvolvimento do grau pré escolar constitui um passo importante no processo educativo, sendo a última fase a  da pré-escola. Em 1995,  nasce o  "Centro Latino-Americano para a Educação Pré Escolar" (CELEP), para promover a troca de experiências a investigação e a avaliação nesta área.
 

Primária:

O ensino primário é a base do ensino básico é obrigatório e universal, com benefício para todos os meninos e meninas, baseado no princípio de que é necessário e fundamental ensinar, cuidar e educar a geração mais nova. Compreendende  a faixa etária entre 6 e 11 anos.
Em Cuba, as crianças que entram  no ensino primário já têm frequentado  o pré-escolar, quer através do sistema institucional (círculo /criança) quer através  de não-institucionais (Programa "Educar Seu Filho").

O ensino básico tem como fim contribuir para a formação da escola abrangente, é seu objectivo: incentivar, motivar e interiorizar desde o início a vontade de saber e de conhecer. A  orientação o conhecimento dos  valores, que se reflectem gradualmente nas atitudes e  sentimentos, nos modos de pensar e nos  comportamentos, são bases primordiais do ensino em geral e em particular do básico e correspondem aos valores e aos ideais da revolução socialista.
O ensino primário é estruturado em seis graus, agrupados em duas fases: uma de primeira a quarta série, e outra que inclui o quinto e sexto graus. No primeiro ciclo são ministrados conhecimentos básicos das materias instrumentais, Língua Espanhola e de Matemática para além disso são também dadas noções básicas relacionadas com a natureza e a sociedade. Nesta fase também se realizam  actividades de educação física,  laboral e estética, que contribuem para a formação multilateral dos alunos.

O segundo ciclo continua a desenvolver as competências iniciadas no primeiro grau e introduz-se novas disciplinas como História e Geografia de Cuba, Ciências Naturais e Cívica. são reforçadas as actividades de educação patriótica, física, profissional e estética, que contribuem para a educação integral dos alunos.
O país tem uma rede de 9029 escolas primárias em todo o território nacional,  no sector urbano estão  2336 e 6693 estão  nas  zonas rurais, devido à grande dispersão da sua população.    

Secundário:

Agrupa os  estudantes entre 12 e 14 anos e faz parte do ensino básico obrigatório junto com o ensino primário. Seu objetivo é  fornecer uma educação básica e integral ao adolescente cubano, sobre a base de uma cultura geral, que lhe permita estar plenamente  identificado com a sua nacionalidade e patriotismo, para conhecer e compreender o seu passado, enfrentar o  presente e prepara-se para o seu desenvolvimento futuro, tendo a atitude  consciente  de opção do socialismo que lhe garante a defesa das conquistas sociais numa continuidade  da obra da Revolução, expressa em suas formas de sentir de pensar e de agir.
Investigações Internacionais reconhecem  o ensino secundário como uma fase complexa e difícil. Especialistas da Unesco lembram que ela tem tido um lugar instável de constantes mudanças  de professores e estudantes.

Cuba não ficou alheia a  estes problemas,  o estudante cubano  também enfrentou o problema da  influência directa de vários professores, disciplinas e assuntos, muitas vezes divorciados uns dos outros, além disso por vezes o número de salas de aula era inferior ao número de alunos o que complicava o dia na escola. Depois de muitas análises foram feitas alterações significativas neste nível de  ensino, durante 2003-2004, estas alterações  foram precedidas de investigações, resultando assim no Novo Modelo de alta escola básica. Em primeiro lugar, a nova ideia do Professor Geral Integral, que trabalha com um grupo de  15 alunos e ensina  todas as disciplinas do mesmo grau, excepto Inglês e educação física, este professor acompanha-os  durante todo o seu precurso, sendo simultaneamente o seu conselheiro e guia, mantendo um contacto directo e permanente com os pais.
Esta constitui a mais radical mudança na transformação do ensino secundário inferior, é um revolucionário e inovador contributo para o ensino de  adolescentes e que tem sido  capaz de implantar actividades em qualquer área de trabalho educativo com grupos de  15 alunos fornecendo-les todos os temas exceto Inglês e educação física, facilitando, assim, uma  atenção personalizada e diferenciada para os estudantes. Este tipo de aprendizagem permite que os resultados  sejam positivos,  a partir de um  trabalho profundo com  um diagnóstico de cada aluno, com  um tratamento individualizado, com a utilização  de TV, vídeo, computador e outros programas priorizados pela Revolução. O professor do ensino médio completo geral deve tornar-se um guia básico, tutor e orientador para a educação dos seus 15 pioneiros, que, no novo modelo escolar, estão no centro do processo educativo. Deverá igualmente realizar diagnóstico completo de cada um dos seus pioneiros e 15, em função dos resultados, chamar a estratégia individual e de grupo. Este diagnóstico será desenvolvido e partilhado com outros professores que não estão completas (Inglês, educação física, assistentes sociais, arte instrutores e estratégias educativas e seus resultados serão compartilhados com as famílias de cada um dos seus pioneiros de uma unidade educacional alcançar crescimento pessoal e aprender com elas.
O conteúdo do ensino, que seleccionado como o tema do trabalho educativo devem ser dirigidos a promover o desenvolvimento pessoal de cada um de seus 15 pioneiros e desenvolvimento grupo, a partir do qual deverá conduzir o processo de ensino-aprendizagem de metodologias activas propício ao diálogo, de reflexão e promover o exercício de pensar, para ensinar a seus alunos aprender a aprender, aprender a estudar e processar informação de projectos de investigação conjuntos a fim de facilitar o exercício do seu poder discricionário, a satisfação de aprender e de saber . O novo tipo de professor para o ensino médio, tem de conceber uma forma de classe desenvolvedor e participar ativamente ao lado dos seus 15 pioneiros nos domínios político, cultural, recreativo e está programado para ser um observador sistemático modos de ação de cada um dos seus pioneiros traduzir estes comportamentos mais tarde no processo de ensino-aprendizagem conteúdo e promover a reflexão eo debate sobre eles. A sala de aula deve ser uma verdadeira oficina construção de criação de conhecimentos, trabalho duro e de respeito com as experiências e as experiências de cada um de seus 15 pioneiros.
O desenvolvimento de uma pedagogia de respeito, esforço, a exigência de que não faltam na sensibilidade humana, de modo que os estudantes tenham confiança em si não é afectado a sua auto-estima e poderão enfrentar a vida com otimismo, deve ser uma premissa no trabalho do Professor abrangente geral. É também uma das suas mais importantes tarefas de assegurar a transição pacífica dos educadores necessidade de preservar as conquistas no domínio da educação, com ênfase na qualidade de admissão para o Instituto de Ensino Superior de jovens convencido a sabedoria da sua selecção, transportando um sólida vocação pedagógica, QUE se ha ido formando ao longo da vida escolar. Em resumo, você precisa conhecer em pormenor o que cada um de seus alunos sabe, podemos fazer e sentir, a partir de uma avaliação dos progressos na sua aprendizagem e desenvolvimento nesta base para desenhar estratégias individuais e coletivos a fim de lhe permitir levando-as a superior fases de desenvolvimento.
O novo modelo também adoptou uma nova organização escolar, que tem seu centro na dupla sessão, que implementa as atividades educacionais, e extracurriculares extradocentes, este princípio foi baseado na generalização do almoço escolar. Actualmente operam no país, 1 005 secundárias básicas urbanas e rurais, esta última com regime de internato, onde os alunos recebem gratuitamente alimentos e cuidados médicos. Estes centros são formados mais de 474 392 alunos. O princípio básico de combinação de estudo e de trabalho está presente em ambos, o que intensifica o foco do ensino politécnico, estético educação e trabalho, juntamente com actividades destinadas a orientação profissional e de carreira. Há também a Escola Profissional de Artes e Esportes
O modelo básico secundário assenta também sobre a utilização de audiovisuais e de computadores existentes nas escolas, que tem promovido sensibilização dos estudantes, contribuindo para a sua realização e de cultura geral integral. Temos instalados 19 324 televisores e 15 989 videocaseteras nas salas de aula. Tal como para o computador, há 9 590 computadores e apresenta a coleção "O Navegador", com conteúdo das disciplinas. O poder de dispor de uma coleção de software curriculum chamado "O Navegador", e especialmente concebido para este nível, constitui uma garantia para elevar a qualidade da aprendizagem na base secundária. Estes softwares são concebidos através de uma estrutura comum e um modelo similar design que facilita a rápida apropriação dos mecanismos de navegação e de serviços informáticos eles próprios. Os softwares geralmente possuem módulos: base de conhecimentos, mentor, treinador, glossário, avaliador, trace, biblioteca e recreativas componente. Em todos os casos, tenha incluído um animal de estimação que oferece assistência tanto do ponto de vista da navegação como o conteúdo, com um sistema de feedback de respostas incorretas, no caso dos questionários ou avaliadores a fim de garantir que os alunos sempre têm acesso a o mais completo e acabado sobre o assunto em estudo.
l uso de softwares educativos no ensino de atividade levou ao surgimento de um novo tipo de classe: o tipo de software educativo. Classe onde o software é o meio fundamental para conseguir assimilação do conteúdo de um determinado assunto, usando missões de ensino que visa pesquisar, triagem, processamento e armazenamento de informação utilizando meios informáticos, que lhe dá um carácter interdisciplinar.

Ensino especial:

O actual conceito de educação especial em Cuba, é o resultado de mais de 44 anos de trabalho árduo, e com a interpretação e aplicação, nas nossas condições, o mais moderno e de abordagens inovadoras no domínio internacional. Por conseguinte educação especial é concebida como um sistema de instituições, Modalidades Care, Social e de Serviços Jurídicos, Formas Extension, apoio profissional, Serviços Especiais e de recursos disponíveis para os alunos com necessidades educativas especiais, os grupos de risco, os seus famílias, educadores e meio ambiente em geral.
O subsistema serve alunos com retardo mental, retardo no desenvolvimento mental, surdo, auditiva, cegos, débeis acuidade visual, estrabismo, ambliopia, surdo cego, autista, depressões, na língua, limitações físicas e motoras e transtornos de conduta tal como outros Estados com complexo desenvolvimento qualitativo.
Real matrículas da educação especial é 51 338 alunos, distribuídos em 421 escolas especiais e salas de aula em todo o país, abrangendo 100% de toda a população deste exigida formação especializada.
Desde a sua criação, este ensino tem tão essencial que as crianças, adolescentes e jovens que são cuidados, de diversas instituições criadas para o atendimento para essa população, têm acesso a maiores níveis de desenvolvimento dentro das suas possibilidades reais de alcançar níveis adequados incorporação na vida social e profissional.
O modelo de escola especial em Cuba parte do conceito de sua localização dentro da rede de escolas do Ministério da Educação, como parte do sistema. Eles têm escolas estaduais com um elevado reconhecimento social e de atenção prioritária, que assegura e garante o acesso aos mesmos para todos os que dele necessitam.
Este ensino é dividido em dois tipos básicos de escolas: o transitório e específico, que centrar os seus esforços na realização de quatro funções principais:
  -prevenção. O processo educativo que tem lugar nestas escolas coloca uma ênfase particular na prevenção desvios ou defeitos secundário ou terciário, o que pode resultar do chamado primário defeitos, podem surgir ou atenuar as suas consequências uma vez estabelecida.
  -A natureza transitória da maioria das escolas especiais é uma das suas características fundamentais. Muitas são as funções relacionadas com o trânsito limites foram escola especial, a partir da concepção deste processo, a preparação dos estudantes, professores e parentes, até acompanhar e avaliar os seus resultados.
  -O papel de apoio está estreitamente relacionada com a sua projeção para o conjunto do sistema nacional de ensino e sua estratégia de trabalho familiar e educação envolvimento da comunidade.
  -A integração, ao invés de uma função, é um importante efeito de educação especial. Diversas ações estão sendo implementadas para garantir que essas escolas alcançar o nobre objectivo de promover a integração social de vida e de trabalho de forma activa para todos os seus alunos.
Actualmente, o ensino superior concentra os seus esforços em três direcções principais:
-Confirmando o sistema de ensino de influências, de otimização das possibilidades de os programas que hoje estão sendo desenvolvidos por uma questão de prioridade, a fim de alcançar. Integração, socialização, cuidados e oportuno o desenvolvimento das capacidades e potencialidades dos formandos, bem como a transformação dos entraves familiar, social e arquitectónico, psicológicos e de todos os tipos.
-Para orientar e aconselhar a comunidade eo trabalho preventivo a ser feito com o resto dos subsistemas e coordenar acções com as agências e organizações envolvidas nesta tarefa, o que significa uma concepção, e mais ampla gama dinâmica de educação especial e de uma condição necessária para a integração dos diferentes componentes do sistema nacional de educação ea sociedade em geral.
Isso irá reforçar os Conselhos Cuidados de Crianças como órgãos através dos quais o Ministério da Educação está a coordenar acções com as agências, instituições e organizações da sociedade cubana, para atender alunos com fatores de risco e desvantagem social e empreender uma preferencial atenção de forma mais eficaz com eles e suas famílias.
-Continuar a expandir a cobertura da atenção, desde a mais tenra idade e através de um processo de avaliação, diagnóstico e de intervenção para as crianças com complexos declarações desenvolvimento qualitativo, com a utilização de todas as formas e variedades de ensino atenção.

Pré-universitário:

O final do ensino pré-universitário é direcionado para a  capacidade de desenvolver uma cultura geral, política e pré-profissional com base no princípio martiano de trabalho-estudo, o qual assegura a protagonista e incondicional participação no projeto de construção e de defesa Cuba socialista, ea escolha de educação continuada.
O desenho curricular que rege este modelo orientador deve satisfazer as seguintes ideias:
– A concretização de uma preparação básica para todos os alunos pertencentes ao ensino pré-universitário, independentemente do tipo de centro, durante os dois primeiros anos de sua formação, (11no e 10o graus), assumindo o mesmo currículo, software e vídeo aulas em diversos temas.
– No ano passado (12 º grau) passar para uma diversificação processo que constitui uma especialização em quatro ramos, de acordo com os seguintes grupos de universidade para a qual o estudante escolhe.
      — Ciências Médicas, Agrárias, Biológicas e cultura física.
      — Técnica Ciências Naturais, e Matemática.
      — Ciências Sociais, Economia e Humanísticas.
      — Ciências Educativas

link:

http://www.rimed.cu/generales/ensenanzas.asp, captado em 06 de Junho de 2008

http://www.cubagob.cu/, captado, em 06 de Junho de 2008

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