Conclusões… provisórias

As minhas conclusões:

A elaboração deste  blog deve-se ao facto de  ser aluna do 1º ano do curso de Ciências da Educação, a disciplina de Educação  Comparada faz parte do plano curricular do curso, e este trabalho está inserido na avaliação desta disciplina.

O trabalho pretende fundamentalmente que tenhamos algum conhecimento sobre o sistema de ensino do país que escolhemos, no meu caso foi Cuba o país eleito.

Apesar de  me ter dado muito trabalho, foram horas de pesquisa e de computador, foi sem dúvida uma experiência interessante e enriquecedora, alarguei os meus conhecimentos acerca do sistema de ensino do país que escolhi,  da História, da cultura…                                                                                                          Fiquei a conhecer muito acerca de Cuba e do povo cubano, e ainda tive a oportunidade de alargar os  meus conhecimentos informáticos, as dificuldades que admito no ínicio eram muitas e  que  foram diminuindo à medida que ía elaborando o blog.

Penso que poderia estar muito melhor, mas como na maior parte das  coisas que fazemos pela primeira vez, só a experiência faz com que sejamos melhores, mais perfeitos e mais exigentes.

Não posso concluir este blog sem deixar de partilhar a minha experiência aquando da minha viagem a Cuba em Julho de 2000. Até porque não foi por acaso que escolhi este país.

Havana é linda, grande, deslumbrante, inesquecível. Os taxistas e os cubanos em geral são muito  cultos e bons guias turisticos, simpáticos e educados, é só dar-lhe um sorriso, fazer-lhe uma pergunta e já ganhou uma amizade e companhia,  e quem sabe um bom tema de conversa.  Vale a pena dar uma volta na cidade pelo Bairro antigo, eu tive a sorte de poder fazê-lo a pé, na  companhia de um estudante de artes, que foi um excelente guia, de uma maneira geral os cubanos conhecem bem a história do país, este jovem demonstrou-o bem. Atenção, antes de comprar o que quer que seja tem que “pedinchar”,  aconselho o mercado é um bom sítio para fazer compras, há de tudo e o artesanato é maravilhoso, mas as coisas são caras.

Não deixe de visitar locais como:  Paseo del Prado, Capitólio, hotel Plaza, Catedral, os castelos e fortalezas, museos, as avenidas largas e enormes, e claro os prédios colonias que nos deixam especados com a sua beleza. Não perca a oportunidade de beber um Mongito na Bodeguita, (muito frequentada por Ernest de Hemingway), que bebida fantástica que combina tão bem com o som cubano e com o clima. Há!, se puder dê uma volta pela cidade num daqueles carros antigos coloridos que só os cubanos utilizam, são lindos, (tal como nos filmes), eu garanto-lhe que vale a pena, (ao som da radio que  tocava uma musica cubana, os vidros  abertos e sentindo  aquele ar quente,  tropical).                                                                               

Não há dúvida, o som, o clima e a beleza da cidade criam um conjunto perfeito, enfim,  é uma sensação única.                                                                             

As praias são perfeitas a areia branca, a água quente e  o mar de um azul  lindo, é indescritível a beleza do pôr do sol visto da praia. Muito mais teria para partilhar, mas estaria decerto a fugir ao motivo pretendido com este trabalho.

Agora que já partilhei a minha experiência, vamos ao tema que fundamenta este blog. 

sobre Cuba também  conclui o seguinte: 

A Educação é uma prioridade nacional, é democratica estatal, laica, obrigatória até ao 9º ano, gerida de forma centralizada /descentralizada,  sendo Cuba um país socialista quanto á sua organização política e ideológica baseada na filosofia marxista-leninista podemos afirmar que a responsabilidade é estatal e colectiva.

A escola é factor principal na articulação da sociedade, e a família tem um papel prioritário na  educação, devendo oferecer a base a partir da qual se atinge o caminho baseado em valores tais como: civismo, patriotismo, igualdade, fraternidade.

O Projecto “Escola para Todos”, pôs fim ao analfabetismo, em 1959 existiam 1.000.000 analfabetos, cerca de 30% da população,  no espaço de  um ano este número diminuiu para 3,2%. Hoje todos os cubanos sabem ler e escrever e todas as crianças vão á escola. Este projecto envolveu o esforço de  cerca de 77.000 pessoas entre elas estiveram, estudantes, operários,professores e outros, o lema era: “Quem sabia mais ensinava quem sabia menos”.

A educação é gratuida a todos os cubanos e todos têm igualdade de oportunidades, as opções são várias e em qualquer que seja o caminho escolhido existe um acompanhamento até ao fim do percurso.

Aos jovens estrangeiros também é possibilitada a oportunidade de estudar em cuba, muitos estudantes estrangeiros obtiveram graduação nos diversos centros de ensino cubano, em especialidades universitárias e técnicas. Actualmente mais de 60 mil jovens estrangeiros de 120 países estudam em Cuba ou sob orientação directa de professores cubanos em outros países.

A formação contínua dos professores/educadores é também uma das preocupações do Estado.

Em Cuba a prestação de serviços relacionados com a saúde é totalmente gratuito o que se vê  nos seus indicadores padrão. A mortalidade infantil é muito reduzida. Segundo as estatísticas da UNICEF os níveis de vacinação para prevenir as doenças  vai até cerca  de 89% a 99% da população.

Os resultados obtidos na prestação de serviços de saúde e na educação ao povo cubanos, colocam Cuba entre os países do primeiro mundo .

 

Arraiolos, 06 de outubro de 2008

Helena Lóios

aluna do curso de  Ciências da Educação da Universidade de Évora

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