Sistema educativo – geral

Breve história da educação:

Ao longo de mais de quatro séculos a maioria dos cubanos foram excluídos do acesso à educação e à cultura em geral, este facto foi consequência de um regime de escravidão.
A ausência de liberdade na ilha tornou muito difícil a passagem aberta ideias e de  medidas que contribuiessem para o enriquecimento espiritual do homem. O herói nacional de Cuba foi uma personagem importante na luta pela independência e contribuiu com  idéias em defesa dos valores culturais e de educação.     Posteriormente Cuba,  passou por um período de  ocupação militar dos EUA (1899) que se prolongou  até 1902.
A ocupação americana e a sua influência nos diversos sectores da vida nacional causou  na história da educação, entre outras coisas, perturbações e a disturção do ensino,os notáveis pensadores cubanos foram viram as suas ideias apagadas.
Durante a República neocolonial em 1902, a influência americana no campo da educação foi desastrosa: o aumento de abandono escolar e  o   abandono dos serviços educativos dos diferentes governos. O pedagogo cubano Enrique José Varona descreve esta fase como algo muito triste, o dessinteresse dos governantes pela educação, a falta de recursos, o estado das escolas, entre outros problemas, deixaram consequências graves para os cubanos   

Em 1953,  os cubanos liderados por Fidel Castro, foram lançadas novamente para armas para mudar esse estado de coisas intoleráveis:
Apenas 56,4 por cento das crianças possam frequentar a escola primária, e apenas 28 por cento das crianças e jovens entre os 13 e os 19 anos de idade para poder continuar seus estudos em escolas Media.
O acesso ao ensino superior foi muito limitado.
Industrial existiam no ensino de um único centro para o nível equivalente ao de meios técnicos, que foi o Colégio de Artes e Ofícios. O restante dos 16 centros operado apenas preparar os trabalhadores qualificados em quantidades muito pequenas e com formação limitada pela falta de orçamento e falta material básico estudo.
Ensino agrícola apresentou uma situação crítica, porque só havia seis fazendas-escola e um instituto floresta com poucas perspectivas de aula e recursos.
A Universidade de Havana, fundada em 1728, o Oriente, fundado em 1947 e da Central de Las Villas, em 1952, constituía a três universidades oficiais que existia antes do triunfo da Revolução. Eles também chamadas operado formalizada e universidades privadas, salvo uma honrosa excepção, foram centros de corrupção, cronyism e privilégio.
Educação especial para mentalmente e fisicamente contestada foi praticamente inexistente. As poucas instituições que tinham funcionado apenas um limitado estado dependia fundamentalmente de apoio e conselhos.
Para a formação dos professores tinham antes de 1959, seis escolas normais oficiais, um em cada capital provincial, com matrículas limitadas e só havia três faculdades de ensino nas universidades de Havana, Las Casas e de Leste.
Em 1953, o centenário do nascimento de José Martí, o povo de Cuba rendimento a melhor homenagem ao Apóstolo da Independência com a retomada das lutas de libertação. Em 26 de julho de 1953, com o assalto aos quartéis Moncada e CESPEDES em Santiago de Cuba e Bayamo, respectivamente, sob a liderança de Fidel Castro, começou a última etapa na realização da verdadeira e definitiva independência da ilha .

Sistema nacional de ensino:

O sistema nacional de educação da República de Cuba é concebida como um conjunto de subsistemas organicamente articulada em todos os níveis e tipos de educação.
Os subsistemas que compõem a estrutura do sistema nacional de educação são as seguintes:

  • Educação Geral Primária e Especial: até o 6º grau.
  • Educação Geral Secundária e Preuniversitária: até o 12º grau ou formação técnica e laboral com nível equivalente.
  • Educação Universitária.
  • Educação de Posgraduação.

     

    O Ministério de Educação é o organismo encarregado de dirigir e executar a política do Estado nos primeiros níveis, enquanto o Ministério de Educação Superior sobre o terceiro e quarto níveis. Isto é, dirigir, orientar, controlar e executar a política em matéria de ensino universitário, tanto na preparação de profissionais, como na educação posgraduada, garantindo que se dê a formação contínua  aos graduados, independentemente do ramo ou especialidade do estudo.

     
    O ano escolar está organizado em todas as escolas no país, a partir de 10 de Setembro e até a primeira semana de Julho, incluindo os períodos de aulas, exames e avaliações periódicas.As férias são aproximadamente um mês e três semanas. Durante este período, os professores gozam um mês de férias, dedicando o restante tempo à preparação para o próximo curso.
    Faz parte do  currículo a  educação informal porque complementa, reforça e enriquece o ensino escolar através de actividades artísticas e culturais, desporto, entretenimento, patriótica, a formação profissional e a orientação profissional.

    Os conhecimentos, aptidões e competências  dos monitores são frequentemente actualizados.
    A escola, como um centro de trabalho educativo, organiza estas actividades, criando grupos de reflexão isto também acontece fora do contexto escolar ou seja nas diferentes instituições da comunidade e em  horários extracurriculares. Este sistema  é assistido por agências estatais, organizações sociais, culturais, desportivas e de  estudantes, e tem sempre como objectivo as necessidades e potencialidades dos estudantes e da comunidade.

  • A educação em cuba é democrática, estatal e gratuita. A escola tem uma articulação importantissima na sociedade, assim como a familia, sendo o principal objectivo da educação a formação dos jovens quer profissional quer pessoal.

  • Informação geral

    educação geral

    Literacia

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    literacia 2

     

    Progressão na educação

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    Recursos

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    recursos da edu 2

     

    Links:

    http://stats.uis.unesco.org/unesco/TableViewer/document.aspx?ReportId=121&IF_Language=eng&BR_Country=1920, captado em 20 de junho de 2008

    http://www.rimed.cu/,captado em 20 de Junho de 2008

     

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